O que é e para que serve um Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa é uma ferramenta indispensável para gerenciamento empresarial, não importando os valores movimentados, o tamanho do negócio, ou qualquer outro fator.

A definição que mais chega próximo do que visualizo como Fluxo de Caixa é:

O Demostrativo de Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e saída de dinheiro durante um período determinado.
Possibilitando assim a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

Sem um controle rígido e eficiente do seu Fluxo de Caixa você simplesmente não conseguirá tomar boas decisões.

Vou exemplificar melhor.

Imagine que você vende a prazo e também compra a prazo, e você se deparou com o Fluxo de Caixa projetado para o próximo semestre da seguinte forma:

MÊS SAÍDAS POR COMPRAS ENTRADAS POR VENDAS SALDO
SALDO INICIAL 1.000,00
Janeiro 1.000,00 500,00 500,00
Fevereiro 500,00 400,00 400,00
Março 1.000,00 600,00 0,00
Abril 1.200,00 800,00 -400,00
Maio 0,00 850,00 450,00
Juros por atraso 30,00 420,00
Junho 0,00 1.000,00 1.420,00
Saldo ao Final do Semestre 3.700,00 4.150,00 1.420,00

Como podemos analisar nesse fluxo de caixa de exemplo no mês de Abril não teremos dinheiro para pagar o valor de 1.200,00, também no mês de Abril as vendas somaram 800,00, saldo insuficiente para pagar a parcela das compras que realizamos. Além disso no mês seguinte (maio) temos que pagar os juros pelo pagamento atrasado, diminuindo ainda mais os lucros. Outro fator é que perdemos credibilidade junto aos fornecedores.

No final do semestre a projeção é de lucro, mas durante o semestre vamos ter problemas e pagaremos juros que podem ser evitados. Podemos por exemplo criar uma promoção atraente para pagamentos a vista no mês de fevereiro e março para cobrir a falta de dinheiro que antecipadamente visualizamos.

Esse é um exemplo simples, mas ilustra como é importante ter o controle preciso do Fluxo de Caixa, tanto do realizado como do projetado.

Enfim, a analise do Fluxo de Caixa serve para que você conheça a saúde financeira de um negócio, podendo assim saber quando faltará ou sobrará dinheiro, isso de forma antecipada.

Abaixo mostro uma imagem de um Fluxo de Caixa desenvolvido em Excel e vendido aqui.

A Planilha de Fluxo de Caixa oferece excelente recursos, além de um auto grau de automação, facilitando sua vida nessa tarefa tão importante que cuidar de seu negócio.

grafico-anual

Continue lendo em nosso blog

Novidades
Gledson Leitão

ChatBot Excel: Sua Nova Ferramenta Gratuita no Site Inovar.net! Vídeo disponível

Você já se encontrou preso em um problema de Excel, desejando ter um especialista à disposição para ajudar? Bem, agora você pode respirar aliviado! Estamos emocionados em anunciar o lançamento do nosso ChatBot de Excel, uma solução inovadora projetada para simplificar suas dúvidas e consultas relacionadas ao Excel. E a melhor parte? É totalmente gratuito

Leia mais »
Novidades
Gledson Leitão

Como o Changelog pode Reduzir a Carga de Suporte Técnico

No mundo dinâmico da tecnologia e dos sistemas de software, a comunicação clara e eficaz entre os desenvolvedores e os usuários finais é crucial para garantir uma experiência positiva. Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas de software é a carga excessiva no suporte técnico, muitas vezes devido a mal-entendidos ou falta de informação sobre

Leia mais »
Novidades
Gledson Leitão

Como receber sugestões usando um sistema de feedback e Changelog

Receber feedback e sugestões dos usuários é fundamental para o aprimoramento contínuo de um produto ou serviço. E para organizar e acompanhar essas sugestões, nada melhor do que contar com um sistema de feedback e Changelog. O que é um sistema de feedback? Um sistema de feedback ou sugestões é uma ferramenta que permite aos

Leia mais »

Compartilhe com seus amigos

Rolar para cima