Inovar Podcast 11 – Pensando fora da caixa

Vitrine-inovar-podcast-11

Sejam bem vindos ou bem vindas ao Inovar Podcast número 11, um podcast que tem como maior objetivo o seu bem estar, aliás, o nosso bem estar.

Hoje falaremos dê: Pensar fora da caixa.

Nesse podcast vou usar uma técnica diferente, o que vou mudar é que não farei grande edição. da forma que eu falar, seja com erros ou acertos irá ao ar, será tipo programa de rádio ao vivo, ou uma palestra.

Modifiquei a estrutura dos equipamentos para para não realizar edição e com isso ganhar em tempo.

CONTEÚDO

Esse podcast eu dedico ao Luciano Pires do Café Brasil, ele varias vezes me fez pensar fora da caixa, me enfrentou duramente me obrigando a confrontar os meus paradigmas. Me fez pensar e revisar conceitos e valores.

Também dedico ao Francisco Seixas e ao Igor Alcantara do Tema Cast, que falando de história e outros temas me ajudam a entender o que somos como sociedade.

Não concordo cegamente com muito do que eles falam, mas nem por isso deixarei de ouvi-los, pois não sou dono da verdade, nem tampouco advogado do conhecimento.

Imagine que você está dentro de uma caixa, e dentro dessa caixa encontra-se sua família, seu trabalho, sua escola/faculdade, o mercado onde você faz as compras, as pessoas que você cumprimenta na rua, enfim, sua vida inteira.

E por mais que você tente você só consegue enxergar o que está ali dentro, e as vezes nem isso você consegue.

Bem a caixa é nada mais, nada menos que seu alcance limitado de enxergar, entender e compreender as coisas, as pessoas, os acontecimentos.

Para conseguir olhar fora da caixa é necessário um grande esforço, tanto intelectual como de tempo. Mas olhando fora da caixa você terá acesso a coisas e informações que antes você nem imaginava que existiam.

Fora da caixa, você terá um novo olhar sobre o que está dentro da caixa, da sua caixa; você vai conseguir entender como que algumas coisas estão dando tão errado, e outras estão dando certo.

Fora da caixa você vai conseguir modificar hábitos, manias, formas de pensar e agir.

Fora da caixa você vai entender e se indignar ainda mais com o governo e os desmandos de nossa sociedade.

Fora da caixa você vai se compadecer dos ignorantes, aqueles ignorantes que esperam que um ser mistico, um governante, uma sorte grande de ganhar na loteria ou algo assim transforme suas vidas, resolva seus problemas, trave suas batalhas.

Fora da caixa você vai entender que sua caixa esta dentro de outra caixa, e que você vai ter que se superar ainda mais para conseguir olhar de fora dessa nova caixa.

Fora da caixa você vai …
Bem, as possibilidades de olhar fora da caixa são enormes, e cabe a você e a mim buscar formas de olhar sempre fora da caixa.

Já se perguntou porque uma criança aprende tão rápido, ela se empenha em tudo que faz, seja lá o que for, ela fará o melhor possível dentro de suas habilidades e conhecimentos.

A caixa da criança é pequena, mas nem por isso é fácil sair e olhar fora, mas ela se esforça tanto e com tanta empolgação que nem parece difícil.

Se você analisar bem, seus dilemas, seus problemas, suas dificuldades não são tão diferentes de quando você era uma criança, você ou a vida complicaram tudo, mas aprender algo novo é se renovar, se restabelecer nos novos tempos, é abraçar um EU melhor a cada dia.

Agora vou lhe apresentar algumas formas de olhar fora da caixa, elas servem para mim, talvez sirvam para você.

Ler, ler um bom livro é uma forma de olhar fora da sua caixa. Ler lhe fará enxergar novas formas de pensar, de agir, de compreender, de analisar.

Leia, mas filtre bem o novo conhecimento, saber muito não significa ser sábio.

Sabedoria vai muito além do conhecimento, ao meu ver ela está diretamente ligada a humildade.

Assista. Assistir um documentário, um bom filme, uma peça de teatro, lhe levará para fora da caixa, mas novamente filtre bem, novela da globo não vale, a não ser que você queira entrar na caixa pré moldada que alguns querem para você.

Observe. Observar em silêncio, alias o silencio é apavorante para pessoas que não tem paz, quanto tempo você consegue ficar quieto, em silêncio?

Observar é um ato de buscar respostas.

Ouça. Ouvir muito e falar pouco, ouça o que as pessoas tem a dizer, analise, reflita e busque um equilíbrio, faça o seu juízo de valor.

Seja autêntico, tenha opnião, mostre que você existe não somente fisicamente, mas que você tem espirito, que você é álguem, valorize-se.

Estude. Buscar novos conhecimentos é simplesmente buscar novos horizontes.

Sair fora da caixa é uma jornada sem fim, quando você parar de tentar olhar fora da caixa você vai estar muito velho para aprender, e vai continuadamente se fechar para as novas possibilidades, não vai conseguir se comunicar e passar suas experiências, não vai conseguir fazer que seus sucessores sejam melhores que você.

Quando chegar a hora de parar de olhar fora da caixa, ou quando não tivermos mais a capacidade de aprender, que possamos olhar para traz e pensar.

“Como criança aprendi, como criança vivi, como criança partirei”.

PUBLICIDADE

PLANILHA DE ORÇAMENTO FINANCEIRO PESSOAL E FAMILIAR

 

MÚSICA – AM I WRONG

Eu vou terminar essa edição com uma música muito bacana que fala sobre o tema que abordei.

http://www.vagalume.com.br/nico-vinz/am-i-wrong-traducao.html

DICA DA VEZ

O café Brasil está agora está com um projeto onde você pode doar para o podcast, custa apenas 10 reais mensais e você se dará a oportunidade de crescer em conteúdo e dar a oportunidade do Luciando Pirez produzir ainda mais.

Link para o projeto do Luciano.

 

MENCIONADO NESSE PODCAST

 

Continue lendo em nosso blog

Novidades
Gledson Leitão

ChatBot Excel: Sua Nova Ferramenta Gratuita no Site Inovar.net! Vídeo disponível

Você já se encontrou preso em um problema de Excel, desejando ter um especialista à disposição para ajudar? Bem, agora você pode respirar aliviado! Estamos emocionados em anunciar o lançamento do nosso ChatBot de Excel, uma solução inovadora projetada para simplificar suas dúvidas e consultas relacionadas ao Excel. E a melhor parte? É totalmente gratuito

Leia mais »
Novidades
Gledson Leitão

Como o Changelog pode Reduzir a Carga de Suporte Técnico

No mundo dinâmico da tecnologia e dos sistemas de software, a comunicação clara e eficaz entre os desenvolvedores e os usuários finais é crucial para garantir uma experiência positiva. Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas de software é a carga excessiva no suporte técnico, muitas vezes devido a mal-entendidos ou falta de informação sobre

Leia mais »

Compartilhe com seus amigos

Rolar para cima