O site Exame.com publicou um artigo bem interessante falando sobre “6 Planilha indispensáveis para o seu negócio”, e aqui irei analisar o que eles indicam comparando com a solução que desenvolvemos para micro, pequenas e médias empresas.

Temos a certeza que não existe nada tão completo, simples e eficiente em termo de Planilhas em Excel. A nossa solução é realmente profissional e idealizada dentro dos princípios contábeis e administrativos vigentes.

Confira abaixo!

Escute a transcrição desse artigo clicando abaixo.

Na reportagem o autor começa falando um pouco sobre Despesas, receitas e lucro. Mas de antemão lhe informo que cerca de 85% das micro e pequenas empresas NÃO SABEM SE ESTÃO TENDO LUCRO OU PREJUÍZO. Você leu certo sim 85%. Já imaginou você sair na rua sem saber se está de calça ou não? Isso ocorre dentro da empresas quanto elas não tem os controles adequados.

Números e mais números, afinal o que isso significa?

Na reportagem o consultor do SEBRAE diz o seguinte. “O controle da empresa é feito através de números”

Nessa questão é que entra a tecnologia, Planilhas profissionais mudam totalmente a visão do negócio pois propiciam verificarmos o que de fato está ocorrendo dentro da empresa.

Vamos a lista das planilhas que eles preparam.

Planilha 1: Controle de caixa

Saber o que temos em mãos, o que temos à pagar e o que temos à receber  é algo indispensável, mas muitas empresas e profissionais liberais não conseguem ou não sabem como gerenciar isso.

Um único atraso em uma conta a pagar pode levar uma boa parte do lucro do negócio, portanto, faltar dinheiro no caixa pode trazer muitos transtornos.

A Planilha desenvolvida por nós resolve esse problema.

A Planilha do Gerente Empreendedor possui gerenciamento integrado de contas a receber e a pagar. Inlcusive possui um relatório de estimativa de caixa, onde é confrontado o que tem a receber com o que tem a pagar.

Planilha 2: Contas a pagar e a receber

Já falamos acima, mas vou reforçar, saber exatamente quanto tem para pagar e receber é uma tarefa simples com a ferramenta adequada, e na Planilha do Gerente Empreendedor essas funções já estão disponíveis de forma integrada.

Planilha 3. Despesas

Com nossa solução empresarial você tem um controle apurado de tudo o que saí, e para onde vai o dinheiro da empresa. As contas pagas são registradas de forma simples e acompanhadas em relatórios que possibilitam enxergar o fluxo do dinheiro dentro de sua empresa.

Vou lhe fazer duas perguntas! Sua empresa ou negócio tem gastado mais para vender os produtos ou para manter a área administrativa funcionando? Afinal, quais são as suas despesas e os valores gastos com cada uma?

Planilha 4: Vendas

Ter o controle das vendas de forma integrada com o financeiro é algo indispensável, nossa solução também oferece essa integração, mas não somente com o financeiro, a planilha controla o estoque dos produtos. Ou seja, vendeu! Baixa no estoque e sobe o financeiro. Simples, funcional e totalmente automático.

Além é claro do registro de vendas parceladas e a vista.

Planilha 5: Estoque

Nossa solução empresarial tem um controle rígido do estoque, saídas, entradas, perdas e vendas estão interligadas umas com as outras e o saldo final da movimentação dos produtos é gerado a cada movimentação.

Exemplo: Quando o produto chega no estoque basta registrar na planilha sua chegada e o estoque aumenta. Quando o produto é vendido então seu estoque é automaticamente atualizado, o mesmo ocorre com as perdas, basta registrar e tudo está integrado lhe gerando resultados em tempo real.

Planilha 6: Planilha consolidadora

Este documento resume a evolução do empreendimento mês a mês. A análise do trimestre, do semestre e do ano mostra a sazonalidade do negócio entre outras informações importantes.

A Planilha do Gerente Empreendedor possui um relatório gerencial chamado DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

De posse desse relatório o empreendedor (administrador) tem as informações de todo o negócio.
Tudo o que entrou, como entrou (serviços, vendas de produtos, etc.) tudo que saiu (custo dos produtos, manutenção do negócio, etc.), para onde foi o dinheiro (salários, despesas do negócio, investimentos, etc.). E ao final sabe se teve lucro ou prejuízo.

A nossa DRE está integrada ao resto da Planilha, ou seja, ela é gerada em tempo real. Conforme você alimenta a Planilha do Gerente Empreendedor com as vendas e os outros registros financeiros da sua empresa o relatório também é alimentado.

Outra informação importante: A analise da DRE da Planilha do Gerente Empreendedor pode ser realizada por mês, trimestre, semestre ou ano.

Uma informação muito importante.

As planilha que você encontra por aí NÃO funcionam por vários anos, ou seja, a cada ano uma nova planilha deve ser usada separadamente. Isso não ocorre com a nossa solução, pois ela é multi ano.

“Não adianta o empreendedor preencher as planilhas e não saber usá-las. Da análise das informações, ele deve tomar decisões e, principalmente, agir”, complementa Galhardo.

Clique aqui e confira a Planilha do Gerente Empreendedor.

6 planilhas indispensáveis para o seu negócio