21 Dicas para lançar um Podcast

Published by Gledson Leitão on

Esse artigo é uma tradução livre do artigo original do site http://incomeschool.com/, você pode ler o artigo original clicando aqui.

Se você desejar acrescentar algo peço que visite o Fórum https://www.inovar.net/forum/index.php/topic,33.0.html e publique lá sua sugestão.

21 Dicas para lançar um Podcast

Eu dediquei uma quantidade enorme de tempo escrevendo este artigo para que ele seja verdadeiramente útil para você. Eu desejo que todas as informações sejam práticas e usáveis.

Aproveite as dicas, eles me ajudaram a gerar mais de meio milhão de dólares em receita durante o primeiro ano de meu podcast (embora não o primeiro ano do meu site).

Obter um Banco de Questões

Eu gosto da maioria dos podcasts informativos, estejam em um formato de pergunta e resposta (com os ouvintes enviando as perguntas) ou pelo menos ter uma parte de pergunta e resposta. Pense sobre programas de rádio que você ouviu. A maioria deles tem algum tipo de pergunta e resposta em sua composição. Quando se está começando um podcast, isso pode ser difícil para incluir porque você não tem um público a lhe enviar perguntas.

A melhor solução que eu encontrei para isso é utilizar Fiverr.com. Fiverr é um site onde você pode pagar R $ 5 e pagar as pessoas a fazer coisas para você. Quando se está começando um novo podcast, gasta-se cerca de US $ 25 na compra Fiverr “voice over” (Comentários em áudio) e então eu envio as pessoas uma lista de perguntas que eu quero que eles façam para mim sobre o podcast. Eles enviam-me as perguntas em .mp3 e estou  pronto para começar meu podcast.

Pergunta e resposta pode realmente adicionar um senso de comunidade para o seu podcast, porque os membros da audiência começar a ouvir de outras pessoas que gostam de seu show também.

Dê instruções claras sobre como se inscrever

Quando me apresento a alguém e digo que sou um podcaster profissional, muitas vezes não sou entendido. A maioria das pessoas não sabe o que é um podcast, e muito menos como se inscrever.

No final de cada episódio do podcast, eu dou instruções claras sobre como se inscrever em meu show.

8 semanas de New and Noteworthy

A iTunes tem uma seção de destaque para “Novos e Notáveis” podcasts. Quando você iniciar o seu show, é provável que você mostrar-se nesta área para, pelo menos, parte das primeiras 8 semanas de lançamento de seu podcast. Após as primeiras 8 semanas, você não será capaz de mostrar-se nesta seção novamente, a menos que os deuses da Apple sorriam para você.

As 8 semanas de novos e notáveis é a sua melhor oportunidade para a construção de uma platéia. Não a desperdice. Eu vejo tantos podcasts lançados no iTunes que não estão prontos para o horário nobre, o que significa que os podcasters estão desperdiçando as 8 semanas mais importantes da existência do seu podcast.

Dê algo para ser avaliado

Eu sinceramente não tenho certeza se o iTunes usa ou  não comentários nas avaliaçoes como forma de classificar podcasts. Tenho executado alguns experimentos e às vezes as opiniões parecem ajudar, mas às vezes parece que as opiniões têm pouco ou nenhum efeito sobre o ranking podcast. Mas mesmo que os comentários não afetem o ranking, ajuda na forma como as pessoas que visitam a  iTunes veem o seu show.

Conseguir alguém ouvindo seu podcast enquanto está no carro e depois se lembrar do seu podcast e comentar na iTunes é difícil depois que eles vão para casa. A única maneira que eu encontrei para levar as pessoas a escrever comentários é oferecer alguma coisa para eles.

Seria desonesto comprar os comentários positivos, mas eu ofereço a chance de ganhar meu curso a quem comentar no iTunes, seja dando uma estrela ou cinco estrelas. Cada semana eu escolho um vencedor. Fiz isso por meio ano e tenho em meu podcast mais de 900 comentários, e quase todos eles são de 5 estrelas.

Entrevistar um podcaster com um tamanho médio de público

Quando o show é novo e tem menos de 10 episódios, encorajo a se concentrar em obter entrevistas de pessoas com um público de médio porte. O problema com isto é (1) os grandes nomes geralmente não está interessados em ser entrevistado por um novo podcaster, e (2), mesmo se eles concordam em serem entrevistados, eles provavelmente foram entrevistados muitas outras vezes e não estarão tão interessados em divulgar em seu próprio podcast a entrevista.

Se você convidar alguém para ser entrevistado em seu programa que tem uma audiência de médio porte (com menos de 100 mil fãs em mídias sociais) provavelmente estará lisonjeado por estar no seu show. Não deixe de acompanhar a próxima dica para saber como obtê-los para enviar público a você!

Enviar link de e-mail após a entrevista com os convidados

Eu entrevistei muitas pessoas no meu podcast. Após a entrevista, alguns deles lincam para a entrevista e me enviam tráfego, mas não todos fazem isso.

Uma maneira que ajuda a convencer os entrevistados para linkar para você a partir do site dele e das mídias sociais é fazer o trabalho para eles. Se a pessoa tem um grande público, que é suscetível a acompanha-lo, Envie um e-mail agradecendo-lhe pola entrevista em seu podcast e, em seguida, diga: “Eu sei que você está muito ocupado, então eu criei algumas mensagens de mídia social para você, assim você pode copiar e colá-los para seus seguidores, se você estiver interessado em compartilhar as informações que você me disse na entrevista. “Em seguida, escrever um tweet rápido eles podem copiar e colar, um post no facebook, um post sugerido para Google Plus, etc.

Use CommentCast

(Essa parte não se aplica muito aos brasileiros) O iTunes separa cada país em diferentes iTunes. Isto significa que se alguém no Canadá Comentar em seu podcast, que a revisão não vai aparecer para aqueles que estão nos Estados Unidos. Se alguém nos Estados Unidos Comentar em seu podcast, não será visível para os de outros países.

A maioria dos podcasters estão vendo apenas uma fração dos comentários que recebem por conta disso. Eu recomendo fazer o download do software “Comment Cast”, é gratuito e você poderá ver todas as opiniões de todas as lojas do iTunes em todo o mundo.

Estar ciente dos comentários de outros países é muito importante. Meu podcast tem cerca de 40% dos downloads fora dos Estados Unidos, e por prestar atenção aos comentários Lembro-me quando cometo erros como dizer “polegadas, libras, pés, ou referir-se a cidades não apenas dos Estados Unidos.”

Envolvê-los através de algum outro canal

Ouvintes de podcast são imprevisíveis. Você certamente vai ter alguns fãs delirantes que você ouve com freqüência, mas outros podem baixar um episódio e, em seguida, esquecerem de você. Ou, eles podem ter baixado o seu podcast para viajar e queiram ter mais shows para ouvir durante a viagem, mas, em seguida, esquecer o seu show e não se inscrever.

É imperativo que você mantenha seus ouvintes de podcast em pelo menos um outro canal. Por exemplo, fazer um sorteio para os ouvintes de podcast que se juntam a sua lista de e-mail ou para os ouvintes que o seguem no Facebook. Dessa forma, você pode pegar os ouvintes casuais e mantê-los ligados à sua marca.

Qual é o melhor dia da semana para o lançamento?

Eu vejo uma queda significativa em downloads de podcast no fim de semana, não importa em que dia eu libero um episódio. Segunda-feira, terça-feira, e quarta-feira tendem a ser mais baixados na quinta-feira e sexta-feira, e sábado e domingo caem significativamente em termos de downloads. A fim de maximizar o seu tempo na seção de novo e digno de nota, faz sentido lançar no início de uma semana.

Tenha dez episódios na época do lançamento

Um dos fatores de classificação para podcasts é downloads nas últimas 24 horas. Sendo assim, quanto mais você for baixado melhor será classificado na iTunes. É sempre importante se classificar bem, mas fazê-lo durante as primeiras 8 semanas de seu show dá a vantagem de ser mais propensos a mostrar-se mais no inicio.

A maioria de todos os shows na seção Novos e notáveis terá apenas um punhado de episódios disponíveis uma vez que são novos. Assim, um novo ouvinte que faz o download de todos os episódios só irá gerar um punhado de downloads.

Eu recomendo colocar juntos uma série de 10 episódios que está disponível no dia de lançar o seu podcast. Este poderia ser um curso de áudio, áudio livro dividido em capítulos, etc. Então, em todos os podcasts posteriores, você pode convidar ouvintes para baixar todos os episódios para obter um curso de áudio livre sobre o tema. Isso pode ter um enorme efeito sobre os downloads que você recebe, porque faz o ouvinte baixar pelo menos 10 episódios.

Incluir segmentos (Ter uma pauta)

Francamente, a maioria dos podcasts mais recentes que eu ouço me aborrecem. Eles sempre parecem divagar. Uma forma que pode ajudar a produzir conteúdo mais estruturado e útil é incluir segmentos em seu podcast. Fornecendo estrutura de onde você precisa ir durante o podcast.

Exemplos de pautas comuns são: Perguntas de ouvintes, produtos ou recursos recomendados, entrevistas de especialistas, resenhas de livros, feedback de ouvinte em podcasts passados, e notícias.

Tenha uma agenda de publicação.

A maioria dos novos shows “podfade”, em um prazo de cerca de 20 episódios fracassam e não produzem mais. Ouvintes de podcast experientes sabem disso e se perguntam a cada nova assinatura se eles vão se tornar em um podcast que só vai decepcioná-los.
Assim, especialmente quando o seu podcast é novo, consistência vai convencer os ouvintes de podcast que tropeçam em seu show que eles podem confiar no podcast que não vai acabar em pouco tempo.

Não importa o quão motivado você acha que você está agora, reconhecer que você vai queimar, se distrair, e, eventualmente, falhar na publicação lhe ajuda a seguir em frente. Eu recomendo a produzir conteúdo com pelo menos 3 semanas antes da publicação do podcast. Se você estiver usando o WordPress para o seu podcast, agendar o episódios para ser publicado automaticamente é bem simples.

Use boas músicas para introdução ou vinhetas bacanas

A maioria dos podcasts que ouço tem música de introdução irritante, ou então eles ignoram direitos autorais e usam músicas que não podem ser usadas em um podcast. Se você ler os termos de uso para a maioria dos arquivos de sites de música, eles não permitem que a música seja usada em um podcast.

O melhor lugar para a música barata e de alta qualidade para podcasts que eu encontrei é o Audio Jungle. A maioria das canções são apenas US $ 15 (US) e podem ser usadas em pdocasts.

Fiverr para introdução e vinhetas

Muitos podcasts têm um narrador fazendo uma introdução ou vinheta em seus podcasts. Alguns incluem também mixagens. Fiverr.com é excelente para isso.

Eu tenho usado Fiverr em muitas ocasiões para “Voice over” gigs para meus podcasts e estou raramente decepcionado.

Use uma Artwork (Vitrine) apelativa de pelo menos 1400 por 1400 px (48 horas logotipo)

iTunes só mostra artwork do seu show (imagem em miniatura), o nome do show, e o criador do show em resultados de pesquisa. Assim, os usuários são, essencialmente, levados a uma galeria de miniaturas para selecionar um novo podcast.

Eu não posso enfatizar o suficiente o quão dramaticamente a qualidade de sua artwork pode determinar o sucesso ou o fracasso de seu podcast. Gastar um bom valor de U$ 100,00 em premio no site 48hourslogo.com para os designers competirem criando o seu trabalho artístico, e você pode selecionar o melhor projeto para usar como sua logo e artwork. Este provavelmente vai ser o melhor $ 100 você já gastou em seu podcast.

Downloads em 24 horas é um fator de classificação, por isso, muitas vezes publicar

Anteriormente, mencionei que os downloads nas últimas 24 horas é um importante fator de classificação no iTunes. Outra maneira de aproveitar essa métrica é publicar frequentemente. Considere publicar mais do que uma vez por semana, especialmente durante as 8 semanas iniciais.

Mantenha episódios com menos de uma hora (eu gosto de 40 minutos)

Também mencionei anteriormente que a maioria dos podcasters mais recentes tendem a divagar em seus primeiros 10 episódios até pegar o jeito. Eu certamente não (e às vezes ainda faço!). Eu recomendo definir um limite de tempo quanto ao comprimento de seu podcast para evitar isso. Eu nunca escutei um podcast que poderia preencher uma hora sem lamúrias, e na maioria das vezes eu aprecio um podcast com menos de 40 minutos.

Encurtar URLs (links pequenos)

Pode ser difícil convencer os ouvintes de áudio a visitarem seu site. Isto é especialmente verdadeiro quando os links que você menciona em seu podcast de áudio são difíceis de lembrar. Dizer a um ouvinte para visitar um novo artigo no http://incomeschool.com/this-is-a-great-article-about-podcasting é improvável para gerar pageviews.

Pretty Links é um plugin para WordPress grátis que permite a podcasters para criar links fáceis de lembrar que redirecionam os usuários para a localização real de um post. Assim, você pode dizer a seus ouvintes o link incomeschool.com/podcast e seriam redirecionados para a URL já mencionada acima.

Cada podcast de precisa de uma mãozinha

Eu não posso desprezar a importância da seção Novos e Notáveis do iTunes. Inúmeros blogs já começaram a se sair bem no inicio mostrando-se bem logo nas primeiras semanas. Mostrar-se em Novos e Notáveis é a maneira mais fácil para qualquer novo blog ganhar rapidamente uma audiência. É infinitamente mais fácil do que tentar obter trafego do Google.

No entanto, muitos novos podcasts só esporadicamente aparecem em Novos e Notáveis durante as primeiras oito semanas. O iTunes vai ajudar você a criar uma nova audiência, mas a maioria dos podcasts precisam de algum tipo de impulso inicial, a fim de começar bem no ranking do iTunes.

Eu recomendo planejar 5 ou 10 incríveis artigos de alto valor para publicar em seu site, logo no início da estréia de seu podcast no iTunes para dar-lhe o impulso extra que ele precisa para mostrar-se bem desde o início. Sem um empurrãozinho de downloads, o seu podcast pode cruzar os braços por algumas semanas antes de ele finalmente sair da zona de conforto da iTunes que é a seção Novos e Notáveis.

Pedido de estar em outros podcasts duas semanas antes de seu lançamento

Outra maneira de obter essa forcinha inicial em downloads que seu podcast precisa é de ser um convidado em outros podcasts e mencionar o seu novo podcast. Enquanto a maioria dos podcasters provavelmente vai desligar o seu pedido para ser entrevistado em seu show, você provavelmente vai obter algum sim. Esteja disposto a ser incomodo para enviar e-mail para mais de 10 ou 20 outros podcasts e veja se você pode convencê-los a deixá-lo ser um convidado em seu podcast.

A maioria vai transformá-lo ignora-lo, mas os que lhe dão a chance pode ser a força que seu podcast precisa para começar bem.

Leia comentários negativos de outros podcasts

Uma das coisas mais valiosas que eu fiz quando eu lancei meu podcast foi passar todo um dia lendo comentários de outros podcasts no meu setor. Eu li o que os ouvintes gostaram e não gostaram sobre cada podcast, e uma atenção especial para os comentários negativos.
Isso me fez bem consciente do que eu poderia fazer para impressionar meus ouvintes, bem como erros a evitar.

Use um nome genérico

Ouvintes de podcast só tem dois textos extremamente curtos para ajudá-los a determinar se o seu podcast vale a pena ser ouvido: seu título e o nome do criador do podcast. Escolha um nome genérico para mostrar aos ouvintes que seu podcast é sobre o tema que está interessado.

Por exemplo, se você pesquisar no iTunes para um podcast sobre Marketing na Internet, você seria mais propensos a assinar um podcast chamado “Biz Dominate” ou “A Internet Marketing Show”? Muito provavelmente, você estaria interessado no A Internet MarketingShow. É exatamente o que você estava procurando. Biz Dominate pode abranger praticamente qualquer assunto de negócios, para que você não seja certo que é o que você está procurando.

Eu geralmente recomendo escolher o nome mais genérico possível para o seu podcast. Mesmo que não fique bonito, não escolha um nome que precise de mais explicações para comunicar que seu podcast é sobre determinado tema. Um nome inteligente é necessário para você convencer o ouvinte em potencial que seu podcast é precisamente o que ele quer.

Excluir a metade de seus episódios

Antes de eu lançar meu podcast, ouvi o conselho de um podcaster experiente de que eu deveria sempre ter a coragem de apagar um episódio e regravá-la se ele não atender meus padrões de qualidade. Eu levei esse conselho a sério e acabei excluindo cerca de metade dos podcasts que eu gravei no início. A Re-gravação forçou-me a me tornar um podcaster melhor e produzir um show de qualidade superior. Ao longo do tempo, melhorei e não tinha necessidade de regravar quase tão frequentemente.

Maximize o seu iTunes SEO

Há muito mais a ver no iTunes do que o que eu poderia cobrir neste artigo. Eu recomendo verificar outro artigo meu sobre iTunes SEO para começar a conhecer melhor a iTunes.

Solte dois episódios no mesmo dia

Uma técnica que eu estou usando atualmente com a minha nova escola Podcast Renda é que quando eu notar que eu estou ficando na seção nova e notável, eu libero dois episódios no mesmo dia. Isso duplica o número de downloads que recebo em um determinado dia, porque cada assinante transfere duas vezes. Isso pode realmente ajudá-lo na classificação mais elevada no iTunes porque um fator de rankings é o número de downloads que você teve nas últimas 24 horas.

Anuncie seu Podcast em várias categorias

Mostrar-se em Novos e Notáveis é muito bom, mas mostrar-se em Novos e Notáveis em várias categorias é INCRÍVEL! Se o seu podcast poderia caber em mais de uma categoria, não se esqueça de listá-lo em 3 categorias diferentes (e não apenas três diferentes subcategorias da mesma categoria mais ampla).

 

Essa é uma tradução do artigo original encontrado aqui.

Se você desejar acrescentar algo peço que visite o Fórum https://www.inovar.net/forum/index.php/topic,33.0.html e publique lá sua sugestão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *