Estou endividado, qual dívida pagar primeiro? Cinco dicas importantes

Published by Gledson Leitão on

Descubra qual dívida pagar primeiro.

Em uma época como a atual, onde a crise financeira tem assolado e a inflação bate a porta , uma boa gestão dos recursos é nada mais nada menos que uma obrigação.

Neste contexto, em um momento de dificuldade pode ser necessário escolher qual conta pagar e qual conta atrasar. Abaixo deixo várias dicas para que sua escolha seja inteligente e acertada. Confira!

Dica 1 – Seja racional.

Em um momento de crise financeira não se deixe levar pelas emoções, pense e reflita sobre as consequências de suas decisões, afinal, provavelmente foram elas que lhe trouxeram até qui.

Dica 2 – Qual a dívida mais cara?
Não me refiro ao valor da conta, mais sim ao valor do dinheiro; Exemplifico para que você entenda bem.

Uma conta de água por exemplo tem juros de 3% ao mês (exemplo, não sei o valor exato).
Já a conta do cartão de crédito tem juros de 18% ao mês ou mais.

Olhando dessa forma pode-se verificar que o dinheiro mais caro é sem dúvida o da conta de cartão, então priorize o pagamento do dinheiro mais caro, assim você deverá menos no mês seguinte, já que os juros são menores.

Dica 3 – O que é mais importante.

Algumas contas são essenciais; são básicas pois mantem algo extremamente importante, como exemplo posso citar: Conta de energia, alimentação, telefone (se você usa para trabalhar), educação e por aí vai.

Priorize contas que lhe trazem retorno financeiro, se você usa a internet para ganhar dinheiro não faz sentido ficar sem internet, pois assim sua situação financeira iria se agravar ainda mais.

Dica 4 – Mantenha um controle rigoroso de tudo.

Tudo que entra e principalmente de tudo que saí deve ser controlado, ainda mais quando estamos endividados, isso pode parecer uma tarefa impossível, mas não é bem assim, é até simples se todos se engajarem na tarefa e se apoiarem.

Use a tecnologia a seu favor, aqui mesmo no site tem uma planilha financeira que sem dúvida lhe ajudará muito, confira!

Dica 5 – Não perca o foco.

Ler um livro, conversar a respeito, ler artigos em sites, tudo isso ajuda.

Bônus.

Escute o Inovar Podcast de número 8, nele você recebe muitas dicas a respeito do que foi abordado aqui e terá uma nova visão sobre suas finanças.

Tem alguma dúvida ou sugestão, use os comentários abaixo e fale comigo, sem dúvida posso te ajudar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *