Inovar-Podcast-destaque-ep05

Hoje falaremos sobre a repercussão financeira, realizarei alguns cálculos e darei algumas dicas sobre como calcular os gastos futuros de uma compra ou mesmo de uma venda, afinal repercussão financeira é a consequência de uma compra, de uma venda ou mesmo da inércia.

Quando compramos, quando vendemos, quando não fazemos nada, enfim em tudo temos alguma consequência e quando se trata de dinheiro não é diferente.

Se compramos temos uma consequência, se vendemos também temos consequência e quando não realizamos nada temos outra consequência. Então para tomarmos uma decisão temos que ter algumas informações a respeito da decisão que precisamos tomar.

Para cada caso precisamos de informações diferentes para a tomada da decisão, então chegamos ao ponto onde antes precisamos buscar as informações.

Para ilustrar vou criar um exemplo bem comum nos dias atuais, vamos refletir sobre se devemos ou não comprar um carro. E para isso temos que seguir alguns passos antes da decisão.

1 –Primeiro avalie se de fato você precisa do carro, ou se simplesmente quer um carro porque outras pessoas tem. O carro é de fato uma necessidade ou ele é um capricho?

Se for um capricho já chegamos ao veredito, não compre o carro, mas se é uma necessidade vamos continuar estudando o caso.

2 – Agora vamos coletar os dados que temos, por exemplo o quanto você e as pessoas que irão usar o carro gastam com ônibus ou outro meio de transporte que será substituído pela compra almejada, no caso o carro.

Digamos que em média você gasta 300,00 reais com ônibus e mais 50,00 com taxi. Temos o total de 350,00, guarde esse valor.

3 – Você está preparado para receber o carro, tem estrutura caso realizar a compra? Tem garagem ou vai ter que alugar uma? você não tem a garagem então vai alugar ou vai contruir uma? Analisado isso tenho uma pergunta muito importante. Qual o custo da sua decisão?

Se você já tem a garagem o custo é zero.

Se você decide construir uma garagem o custo será de quanto? Vou colocar um valor baseado em minha experiência aqui em casa, o custo comigo foi de aproximadamente 4.000,00 reais, vamos usar esse valor em nosso exemplo. Anote-o também.

Vamos também anotar o valor do aluguel de uma vaga em garagem para ajudar na decisão final. Vamos colocar o valor de 150,00 reais de aluguel.

4 – Então digamos que você decide comprar o carro, como se daria a compra? A vista ou por meio de um financiamento?

Se for a vista some o valor do carro ao valor gasto com garagem ou aluguel de garagem e você terá como repercussão financeira o valor gasto mensalmente com combustível, manutenção, impostos e seguro.

VAMOS CALCULAR

Vamos colocar 150,00 de combustível.
Mais 80,00 de manutenção
Mais 60,00 de Impostos e taxas
Acrescente mais 100,00 de seguro.

Temos o total de 390,00 para manter o carro, e aqui não incluí pneus.

Agora vamos supor que o carro seja financiado e a prestação seja de 530,00 por 36 meses. Isso significa que durante esse tempo somente com o carro você gastará 530,00 com prestação, mais 390,00 com manutenção, totalizando 920,00 somente com o carro.

Como antes da compra do carro gastávamos com ônibus e taxi o total de 350,00 devemos subtrair esse valor da nossa conta pois teoricamente não gastaremos mais depois da compra do carro. Restando o valor dê: 570,00.

Então esses 570,00 é nossa repercussão financeira em nosso orçamento.

Agora você deve se fazer as seguintes perguntas:

Você tem esse valor extra disponível em seu orçamento?
Caso você tenha esse valor sobrando em seu orçamento não seria mais correto juntar e comprar a vista o carro.

Essa forma de pensar referente a repercussão financeira se aplica não somente a esse exemplo, mas a qualquer compra ou venda que você realizar. Se você instalar um ar condicionado por exemplo em seu quarto tenha em mente que mesmo pagando a vista você terá um aumento no consumo de energia para citar um outro exemplo.

Dica da vez

Site http://mises.org.br/ e o podcast mises Brasil

O site é do instituto Ludwig Von Mises Brasil, você encontrará tanto no site como no podcast uma nova maneira de enxergar as coisas referentes a política, ao poder econimico.

Na página de sobre no site temos o seguinte:
“O Instituto Ludwig von Mises – Brasil (“IMB”) é uma associação voltada à produção e à disseminação de estudos econômicos e de ciências sociais que promovam os princípios de livre mercado e de uma sociedade livre.”

O podcast tem a apresentação do Bruno Garschagem e eu sou particularmente fan desse cara.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *