tesouro-direto-inovar.net2
Gledson Leitão

Gledson Leitão

Onde guardar/investir o 13º salário?

Algumas pessoas optam por deixar esse valioso recurso (13º salário) na poupança, mas essa atitude na verdade faz você perder dinheiro ou ganhar menos do que poderia.

Pensando em lhe ajudar deixo uma sugestão simples que tenho colocado em prática, confira abaixo.

Busque novas opções.

Sempre digo que finanças pessoais deveria ser ensinado nas escolas, mas já que não lhe ensinam busque você mesmo por conta própria esse conhecimento, isso faz muita diferença na hora de administrar seus recursos.

Qual sua sugestão?

Direto ao ponto! Tesouro Selic.

Mas qual o motivo dessa escolha?

1º – Liquidez.
Isso significa que assim como na poupança consigo sacar rapidamente o valor que precisar em caso de algum imprevisto ou emergência.

2º – Rendimento superior ao da poupança.
Na poupança posso até perder dinheiro, pois tem rendido muito pouco e por vezes menos que a inflação, já o Tesouro Selic tem rendido mais que a inflação.

3º – Simplicidade.
Ao contrario do que muita gente pensa (eu mesmo pensava que era complicado), é bem simples investir, e no tesouro direto é que é simples mesmo.

4º – Segurança.
No tesouro direto você empresta o seu dinheiro para o governo, isso é considerado um dos investimentos mais seguros, afinal, se o governo quebrar tá tudo perdido, pois normalmente ele é o ultimo a quebrar, pois as regras do jogo são ditadas por ele.

5º – Rendimento diário.
Diferente da poupança que o rendimento é na data do deposito (30 dias), no Tesouro Selic o rendimento é diário, todo dia vai render um pouquinho.

Como investir?

Vamos ao passo a passo rápido e sem grandes detalhes, confira:

  • Crie um conta em um corretora. Normalmente é grátis abrir a conta, no meu caso demorou uns 20 minutos.
  • Transfira seu dinheiro para a corretora. Eles basicamente criam um conta para você (tipo conta corrente dessas que você está acostumado nos bancos “normais”), com a conta pronta basta realizar um Ted ou Doc para essa sua nova conta. Demorou uns 5 minutos para o dinheiro entrar.
  • Entre em sua conta na corretora e escolha onde quer investir, informe o valor, confirme a operação e pronto! Valor investido e rendendo mais que a poupança.

Algo mais que você precisa saber?

Sim, um pequeno detalhe.
Sua conta no tesouro direto é criada pela corretora, então assim que criar sua conta na corretora já peça para eles abrirem uma conta no tesouro direto.

Tem alguma dúvida ou sugestão? deixe seu comentário abaixo que eu leio e respondo a todos.

Precisa de uma Planilha para controlar suas finanças? Clique aqui e conheça nossa solução.

Atualização (10/01/2019)

Ao investir no Tesouro Direto nos é cobrada uma taxa de custodia para a BM&FBovespa, até 2018 era de 0,30%.

A partir de 2019 passou para 0,25%.

Investi no final de 2018 e a taxa foi descontada no ato do investimento, não sei se isso ocorreu por conta de ter investido nos últimos dias do ano. Quando descobrir atualizo aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *